Companhias aéreas vão orientar uso de máscaras a passageiros a partir da semana que vem

  • Por Jovem Pan
  • 05/05/2020 06h44 - Atualizado em 05/05/2020 13h53
ALLAN CARVALHO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDOAs tripulações já estão usando o item desde as últimas semanas, mas para os clientes a medida passa a valer a partir do dia 10 de maio

As companhias aéreas vão obrigar o uso de máscaras à bordo de aeronaves. Gol, Latam, Air France e KLM são algumas das empresas que já estão comunicando seus passageiros sobre a nova regra.

As tripulações já estão usando o item desde as últimas semanas, mas para os clientes a medida passa a valer a partir do dia 10 de maio. A Azul disse que a utilização é uma orientação. As companhias, entretanto, não vão fornecer o produto.

Nos aeroportos a situação é semelhante. Em Cumbica, o maior terminal da América do Sul, foram adotados diversos procedimentos de combate ao coronavírus.

O diretor de Operações da GRU Airport, Miguel Dau indica que, entre as ações, a concessionária fechou uma parceria com uma fabricante da região a fim de fornecer o material a funcionários.

Os usuários do Aeroporto Internacional tem a aferição da temperatura corporal tanto nos voos domésticos quanto nos internacionais desde 1º de maio. Adesivos também foram colados nos pisos, a fim de orientar sobre a distância de 2 metros entre as pessoas nos locais de inspeção para embarque, raio-X e imigração.

Dispensers de álcool gel foram instalados em pontos de maior movimentação.

Além disto, está sendo realizada a desinfecção, por meio de nebulização, em áreas comuns dos terminais — incluindo corredores, balcões, escadas fixas e rolantes, elevadores, pisos, sanitários e todas as superfícies onde possa haver contato.

Também foram disponibilizadas lixeiras dedicadas ao descarte de materiais infectantes, como máscaras e luvas.

*Com informações do repórter Daniel Lian