Contribuintes têm até o dia 30 de abril para entregar declaração do IR

O prazo termina no dia 30 de abril, terça-feira da semana que vem

  • Por Jovem Pan
  • 22/04/2019 06h47 - Atualizado em 22/04/2019 10h50
Marcelo Camargo/Agência BrasilA multa para o contribuinte que perde o prazo ou deixa de entregar a declaração varia de R$ 165,74 a até 20% do valor do imposto devido

Os contribuintes que ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda têm poucos dias para enviar os dados à Receita Federal. O prazo termina no dia 30 de abril, terça-feira da semana que vem.

O consultor tributário João Victor Guedes explicou que um dos erros mais comuns de quem deixa para enviar na reta final costuma ser a escolha do tipo de declaração: “primeiro, uma escolha incorreta do modelo da declaração, que acaba gerando tributação maior, outros erros correspondem a erros formais de como declarar doação, herança”.

Além disso, muitos contribuintes ainda tem outra preocupação: vão ter que emitir os CPFs das crianças que forem incluídas como dependentes na declaração.

Isso porque a regra da Receita Federal mudou nesse ano, como explica o especialista em Contabilidade, Felipe Gomes: “diferente do que foi ano passado, este ano, todos os dependentes precisarão ter CPF”.

Segundo o consultor Felipe Gomes, o processo para emissão do CPF é simples e o documento fica pronto no mesmo dia.

A multa para o contribuinte que perde o prazo ou deixa de entregar a declaração varia de R$ 165,74 a até 20% do valor do imposto devido.

*Informações do repórter Vitor Brown