Controle emocional antes da prova do Enem é fundamental para um bom desempenho
Neste domingo, milhões de estudantes farão a primeira prova do Enem.
Em cinco horas e trinta minutos, eles deverão resolver 45 questões de múltipla escolha sobre linguagens, Códigos e suas Tecnologias, outras 45 de Ciências Humanas, e a tão temida redação. Isso porque ela, além de valer muitos pontos, é o primeiro critério de desempate na disputa por vagas. E os estudantes que tiram zero, ficam de fora de processos seletivos como o Fies e o Prouni.
O coordenador de Linguagem do curso Anglo, Sérgio Paganim, afirma que o momento em que o aluno faz a prova de redação é muito importante. Ele aconselha a não redigir logo no começo. Primeiro, o estudante deve responder a algumas questões, e quando estiver mais “aquecido”, se preocupar em escrever o texto.
A psicóloga do curso Anglo, Bárbara Souza, dá algumas dicas para driblar a ansiedade e manter a calma nessa reta final. Sobre o que fazer no dia que antecede a prova, a psicóloga afirma que varia de pessoa para pessoa. Se o estudante preferir descansar, é melhor que ele faça algo que seja prazeroso. Mas se o aluno tem a necessidade de estudar, o ideal é que ele selecione bem o conteúdo, pra não gerar ansiedade.
Lembrando que no domingo começa o horário de verão, por isso, os candidatos deverão ficar atentos no relógio. O Enem será aplicado em 1.725 municípios brasileiros. E os portões abrem ao meio dia, horário de Brasília.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.