Convênio entre Estado e municípios pretende reduzir número de acidentes de trânsito em SP
Governador de São Paulo
“O critério é o número de acidentes, claro que são as cidades maiores", disse AlckminO governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou nesta terça-feira (19) um convênio com municípios do Estado para a liberação de dinheiro para as cidades fazerem obras e ações que evitem acidentes no trânsito.
No total, R$ 110,5 milhões vão ser distribuídos entre 67 cidades. O compromisso foi firmado durante um encontro no Palácio dos Bandeirantes entre o governador, prefeitos e secretários de trânsito, escolhidos para participar do programa.
“O critério é o número de acidentes, claro que são as cidades maiores. Se pegar as maiores, todas vão assinar. As maiores e onde têm mais acidentes. Ele libera recurso baseado em estudo”, disse Alckmin.
Segundo os estudos do Infosiga, os números de acidentes fatais no trânsito têm caído com o passar dos anos. Mas é uma redução tímida.
Em agosto desse ano, o Estado registrou 12% menos óbitos que em relação ao mês de agosto de 2016. No ano passado foram 490 mortes e esse ano esse número caiu para 430, o que ainda é muito alto.
A intenção do convênio firmado é a de que os prefeitos invistam em campanhas de conscientização dos motoristas e também em obras para melhorar a sinalização do trânsito e a infraestrutura das vias.
Esse projeto faz parte de um programa criado pelo Estado envolvendo nove secretarias e algumas empresas privadas.
Se todo o plano for cumprido, o governo espera reduzir o número de mortes pela metade até o ano de 2020.
*Informações do repórter Caio Rocha
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.