Coronavírus avança em países da América do Sul; Peru tem 20 mil casos

  • Por Jovem Pan
  • 24/04/2020 06h21
Rodney Costa/Estadão ConteúdoO Peru é o terceiro país na América do Sul com maior número de casos de covid-19, atrás do Brasil e do Equador

O Peru decidiu estender a quarentena até 10 de maio após o número de infectados pelo novo coronavírus no país dobrar em poucos dias e atingir 20 mil nesta quinta-feira (23).

O plano inicial do presidente Martín Vizcarra era manter o confinamento até domingo (26), mas a curva de contágio não para de subir. Corpos já se acumulam nos hospitais do país e profissionais de saúde estão sendo obrigados a reutilizar equipamentos de proteção.

A crise também afeta a economia, com o desemprego avançando e milhares estão sem qualquer renda. O governo anunciou auxílio financeiro para quase 7 milhões de famílias e ajuda ao setor de mineração.

O Peru é o terceiro país na América do Sul com maior número de casos de covid-19, atrás do Brasil e do Equador, onde há mais de 22 mil pessoas com a doença após a conclusão de milhares de testes em atraso.

A Venezuela teve mais um dia de saques e tumulto nesta quinta-feira. As medidas de isolamento social impostas para conter o avanço do novo coronavírus na Venezuela pioraram o problema da escassez de alimentos e de gasolina no país.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a América Latina está próxima de sofrer o pior momento da pandemia.

*Com informações da repórter Letícia Santini