Criação de empresas cresce 20% e bate recorde no primeiro semestre

  • Por Jovem Pan
  • 21/08/2019 09h13
Arquivo/Agência BrasilPaís registrou mais de 1,5 milhão de novos empreendimentos

O Brasil registrou um aumento de 20% no número de empresas criadas no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2018. Segundo pesquisa do Serasa Experian, foram registrados mais de 1,5 milhão de novos empreendimentos nos primeiros seis meses de 2019.

Três setores tiveram crescimento maior, de acordo com o levantamento. O primeiro deles foi de serviços de alimentação, com alta de 8%. Em seguida estão os serviços de higiene e embelezamento pessoal, com aumento de 7,5%. Por fim, está o de reparos e manutenções de prédios e instalações elétricas, com crescimento de 7%.

A pesquisa do Serasa Experian apontou ainda que, do total de empresas abertas, a região Norte foi a que teve o maior número de novos CNPJs: 23,6%. Em seguida, aparecem o Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

A maior parte dos novos empreendimentos, cerca de 80%, são de MEIs, ou seja, de microempreendedores individuais. Ao todo, foram cerca de 1,2 milhão de novos MEIs no primeiro semestre.

Nos seis primeiros meses do ano, as sociedades limitadas representaram 6,7%. Já as empresas individuais tiveram participação de 5,8%.

*Com informações da repórter Nicole Fusco