Cúpula do G20 começa nesta sexta (30) em Buenos Aires

  • Por Jovem Pan
  • 29/11/2018 07h02
EFEOs líderes Donald Trump e Xi Jinping já têm encontro marcado na cúpula, o que gera expectativa com relação a um acordo entre os dois países

Acontece nessa sexta-feira (30) e sábado (1º) a reunião da cúpula do G20 em Buenos Aires, que reúne os chefes de Estado e de Governo das 20 maiores economias do mundo, desenvolvidas e emergentes.

Entre os tópicos em destaque no evento, está a disputa comercial entre os Estados Unidos e a China. Os líderes Donald Trump e Xi Jinping já têm encontro marcado na cúpula, o que gera expectativa com relação a um acordo entre os dois países.

Para o professor de relações internacionais visitante na Universidade de Georgetown, em Washington, Carlos Augusto Poggio, esse cenário torna o G20 de Buenos Aires um dos encontros mais importantes desde que a cúpula passou a existir em 2008.

Isso porque a mudança de postura dos Estados Unidos, que agora se coloca em defesa de práticas protecionistas, o retira da posição de líder do livre comércio. O professor ainda explicou que, como consequência, outros países poderão optar por novos acordos bilaterais ou em blocos econômicos sem os Estados Unidos, levando a construção de uma nova arquitetura comercial no mundo.

O G20 de Buenos Aires também pode ser visto com importância pela primeira ministra Theresa May. Essa poderá ser uma ocasião para o Reino Unido estudar novos acordos comerciais com outros países já pensando em um pós-Brexit, pacto que retira o país da União Europeia.

Outro encontro que terá destaque na cúpula será entre o príncipe da Arábia Saudita Mohammed bin Salman e o presidente da Turquia Recep Erdogan.

A relação entre os países ficou abalada após a morte do jornalista Jamal Khashoggi. Erdogan acusa Salman de ser o mandante do crime.

*Informações da repórter Victoria Abel