Dia D de vacinação contra o sarampo abre 40 mil postos neste sábado

  • Por Jovem Pan
  • 19/10/2019 09h16
Divulgação/Prefeitura de JundiaíCampanha nacional vai até 25 de outubro

Mais de 40 mil unidades de saúde de todo país participam neste sábado de mais um dia D de vacinação contra o sarampo. Os postos ficarão abertos ao longo do dia para atender principalmente crianças entre seis meses e cinco anos de idade.

A mobilização faz parte da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo, que vai até o dia 25 de outubro. A expectativa é que mais de dois milhões de crianças sejam imunizadas.

A importância da vacina deve ser reforçada, já que não há cura para o sarampo e a única forma de prevenção é a imunização. A dose aplicada é a tríplice viral, que combate não só o sarampo como também a rubéola e caxumba.

O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da vacina aos doze meses e o reforço aos 15 meses. Neste ano, bebês menores de um ano deverão receber a “dose zero”, que não é contabilizada no calendário.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os casos de sarampo continuam a crescer no mundo. No Brasil, a situação é mais grave em São Paulo, onde mais de oito mil casos já foram registrados.

*Com informações da repórter Camila Yunes