Diante de impasses com Canadá, Trump ameaça acabar com o Nafta

  • Por Jovem Pan
  • 03/09/2018 07h14
EFEPelo Twitter, o mandatário ainda ameaçou acabar com o Nafta se o Congresso interferir nas negociações

O presidente norte-americano disse que não há necessidade política de manter o Canadá no novo acordo do Nafta. Donald Trump completou que se não houver um acordo justo para os Estados Unidos, depois do que ele classificou como “década de abuso”, o Canadá estará fora do tratado.

Pelo Twitter, o mandatário ainda ameaçou acabar com o Nafta se o Congresso interferir nas negociações.

O Acordo de Livre Comércio da América do Norte é um bloco formado por Estados Unidos, Canadá e México que tem como objetivo fortalecer as relações comerciais entre esses três países.

O professor visitante da Universidade de Relações Exteriores da China, Marcos Vinícius de Freitas, explicou que um eventual fim do tratado poderia levar ao aumento de negociações bilaterais no comércio mundial.

Na última sexta-feira, Trump já notificou o Congresso sobre a intenção de assinar um novo acordo. No entanto, seria apenas com o México e segundo ele, o Canadá poderia se juntar caso desejasse.

O objetivo do novo tratado é reformar o Nafta porque, segundo o presidente dos Estados Unidos, foi prejudicial ao país.

Marcus Vinicius de Freitas ressaltou que, na prática, não há prejuízo aos norte-americanos.

O professor reiterou ainda que é uma questão complexa, que também envolve a venda de lácteos norte-americanos para o Canadá e também a exportação de automóveis canadenses para os Estados Unidos.

Nesta segunda-feira, Canadá e Estados Unidos realizam novas reuniões para discutir o impasse

*Informações da repórter Nanny Cox