Diretor-geral da OMC afirma que guerra comercial entre China e EUA ‘pode escalar para outras áreas’

  • Por Jovem Pan
  • 20/09/2018 06h28
Divulgação/OMCAzevedo disse que teme que o conflito comercial entre as duas potências escale para outras áreas

O diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), Roberto Azevedo, disse nesta quarta-feira (19), no Rio de Janeiro, que está muito preocupado com o aumento da tensão entre China e Estados Unidos.

Ele acrescentou que teme que o conflito comercial entre as duas potências escale para outras áreas. Esta semana, o governo dos EUA anunciou novas tarifas para produtos chineses. O impacto envolve aproximadamente mercadorias da ordem de US$ 200 bilhões. A contrapartida veio em seguida: aumento de tarifas para produtos importados dos EUA pela China com impacto de US$ 60 bilhões.

Azevedo afirmou que a disputa era pedra cantada. E fez um alerta adicional: acha que a disputa pode ir além da questão comercial. “Algumas pessoas acham que esgotando-se as tarifas no comércio bilateral acabou, mas acho que não. É muita munição, isso pode escalar para outras áreas. Pode não ficar apenas na área comercial”, disse.

O diretor da OMC disse que o órgão está se esforçando para promover um diálogo entre China e EUA e frisou que essa guerra comercial deve ter impacto mais forte em países emergentes e em desenvolvimento.

*Informações do repórter Rodrigo Viga