Economista do PT critica gestão Dilma e diz que Lula é o mais preparado para retomar crescimento do País
Lula é o candidato mais preparado para retomar o crescimento da economia nacional. Esta é a fala de Marcio Pochmann, coordenador da área econômica da campanha do PT, em sabatina realizada pela Fundação Getúlio Vargas e jornal O Estado de S. Paulo, nesta quinta-feira (23).
Para o economista, a experiência do PT no Governo garante que saibam o que funciona ou não para uma nova oportunidade, citando o ex-presidente Lula, condenado em segunda instância pela Lava Jato e preso desde abril.
Pochmann lembrou que o fim do Governo Lula trouxe crescimento do PIB, mas na sequência admitiu erros cometidos pela gestão de Dilma Rousseff. Segundo ele, a política de ajuste fiscal do Governo de Dilma, com cortes de gastos e de investimentos no primeiro semestre de 2015, trouxe recessão.
Naquela ocasião, o economista criticou a atitude do Governo, e seguiu nessa linha com a atuação de Temer, citando até mesmo as reformas propostas pela atual gestão.
Marcio Pochmann apontou que o debate da Previdência está sendo malfeito no Brasil, sendo necessárias mudanças pontuais, e não gerais, no regime.
A excessiva carga tributária também foi abordada na sabatina. O economista disse que para redução de desonerações, por exemplo, é preciso diálogo com o Congresso, senão mudanças importantes não serão feitas.
Em seu plano de ação para o Governo petista está a revogação das medidas de Temer, como o teto de gastos e a reforma trabalhista e um programa emergencial para emprego e renda.
*Informações do repórter Fernando Martins
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.