Em encontro com vice-premiê chinês, Trump diz que acordo com país asiático está próximo

  • Por Jovem Pan
  • 05/04/2019 08h46
EFETrump destacou que já há concordância sobre os pontos mais difíceis das discussões e que o progresso está ocorrendo em ritmo rápido

Em encontro com o vice-premiê chinês, Liu He, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que um acordo comercial com a China está próximo de ser alcançado. Segundo o republicano, o acerto pode ocorrer em cerca de quatro semanas.

Falando na Casa Branca, ao lado do representante da China, Trump destacou que já há concordância sobre os pontos mais difíceis das discussões e que o progresso está ocorrendo em ritmo rápido.

O vice-premiê do gigante asiático está em Washington para negociações comerciais e, também, destacou o avanço nas negociações.

Em Pequim, o porta-voz do Ministério do Comércio da China, Gao Feng, afirmou que os dois lados “criaram boas condições para a próxima rodada de negociações”.

Entre os temas que ainda geram impasse, estão questões tarifárias e de propriedade intelectual. O governo dos Estados Unidos exige da nação asiática mudanças radicais nas políticas econômica e comercial, e Pequim busca que a Casa Branca elimine sanções sobre os produtos chineses.

Desde o ano passado, as duas principais potências econômicas do mundo travam uma guerra comercial, com a adoção de tarifas de importação, que vem provocando apreensões nos mercados.

*Informações do repórter Afonso Marangoni