Em resposta à saída dos EUA de acordo, Irã reativará parte de programa nuclear

A ação é uma resposta à saída dos Estados Unidos do acordo nuclear no ano passado

  • Por Jovem Pan
  • 07/05/2019 08h19
ReproduçãoEm setembro de 2018, o presidente do Irã, Hassan Rohani, já tinha dito que o país ficaria no acordo apenas enquanto fosse bom

A agência de notícias estatal do Irã anunciou que o país vai reativar parte do programa nuclear. A ação é uma resposta à saída dos Estados Unidos do acordo nuclear no ano passado.

Em setembro de 2018, o presidente do Irã, Hassan Rohani, já tinha dito que o país ficaria no acordo apenas enquanto fosse bom.

Agora, o Irã não deve sair do acordo, mas o presidente deve anunciar a redução de alguns compromissos menores e gerais em relação aos Estados Unidos.

No fim de semana, os Estados Unidos chegaram a enviar porta-aviões e uma unidade de bombardeiro ao Oriente Médio. Foi uma resposta ao que o governo norte-americano chamou de indicações e advertências preocupantes vindas do Irã.

O assessor de segurança nacional da Casa Branca, John Bolton, disse que o objetivo é enviar uma mensagem clara de que qualquer ataque aos interesses dos Estados Unidos ou de aliados vai enfrentar uma força implacável.

Já o Irã afirma que o seu desenvolvimento de mísseis balísticos não está relacionado à atividade nuclear, é apenas um mecanismo de defesa.

*Informações da repórter Mariana Janjácomo