Em sessão histórica, parlamento britânico pode definir futuro do Brexit neste sábado

  • Por Jovem Pan
  • 19/10/2019 09h26
EFE/EPA/VICKIE FLORESLevantamentos indicam que o governo do Reino Unido tem chances de aprovar o acordo

O traumático processo de separação entre Reino Unido e União Europeia tem neste sábado (19) mais um capítulo histórico. Com milhares de pessoas protestando no centro de Londres, os parlamentares se reúnem para definir o destino do país.

O acordo firmado por Boris Johnson com a União Europeia não é o que país sonhava, mas tenta por fim a um debate interminável e custoso. A questão é se esse fim é aceitável e, sobretudo, vantajoso para os britânicos.

Os levantamentos realizados nas últimas horas indicam que o governo tem chances de aprovar o acordo, mas será na ponta do lápis. Vai ser preciso conseguir uma quantidade razoável de apoio dos parlamentares de oposição e ainda evitar rebeliões internas.

Johnson, com sua retórica confiante, insiste que não é possível conseguir um acordo melhor que esse e que o parlamento tem que aprová-lo.

Opositores, no entanto, ainda tentam adiar a separação no dia 31 e articulam manobras dentro da casa para fazer com que o primeiro-ministro solicite uma extensão do Brexit seja qual for o resultado da votação de hoje.

A primeira sessão na Câmara dos Comuns desde as Guerras das Malvinas promete ser bastante tumultuada e com pouco consenso.

O que está claro é que independente do desfecho desta história, o Reino Unido estará dividido e com sua democracia colocada a teste como poucas vezes na história.

*Com informações do repórter Ulisses Neto