Estabelecimentos organizam ações e mudanças de expediente de funcionários durante a Copa

  • Por Jovem Pan
  • 05/06/2018 06h38 - Atualizado em 05/06/2018 08h23
Sergei Ilnitsky/EFEMuitos estabelecimentos já organizam ações especiais para os dias das partidas, inclusive com mudanças no expediente dos funcionários

Com a Copa do Mundo da Rússia se aproximando, comerciantes se preparam para os jogos da Seleção Brasileira.

Muitos estabelecimentos já organizam ações especiais para os dias das partidas, inclusive com mudanças no expediente dos funcionários.

Só na primeira fase, o Brasil tem duas partidas em dias úteis. Uma no dia 22 de junho, uma sexta-feira, às 9h, contra a Costa Rica, e outra em 26 de junho, uma quarta-feira, às 15h, contra a Sérvia.

Nesta segunda-feira (04), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo divulgou uma lista com orientações a empresários sobre a dispensa dos empregados nos dias dos jogos.

A entidade destaca a importância cultural que a Copa do Mundo tem para os brasileiros. Ana Paula Locoselli, assessora Jurídica da FecomércioSP, apontou a importância do bom senso dos comerciantes. Ela destacou ainda que com a diminuição na carga horária e no atendimento no período dos jogos, é possível fazer um rodízio entre os funcionários.

Gerente de um bar na região da avenida Paulista, em São Paulo, José Carlos Pereira, listou os preparativos para o dia de partidas da Seleção. Ele admitiu que gostaria de acompanhar às partidas com a família, mas que é preciso cumprir com os compromissos.

Para a comerciante Dirce Aparecida, dona de um restaurante, o importante é trabalhar, e não comemorar. Ela ressaltou que os funcionários lidam bem com o período de jogos da Copa.

Já Arthur Badauí, gerente de uma barbearia que também funciona como restaurante, afirmou que o torneio é uma oportunidade para conquistar um novo público.

Os órgãos públicos também terão um expediente diferenciado nos jogos do Brasil durante a Copa do Mundo.

De acordo com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, quando o jogo do Brasil for pela manhã, o expediente só começa às 14h. Já quando o jogo for no período da tarde, os funcionários serão liberados às 13h.

*Informações do repórter Matheus Meirelles