Estados Unidos vem buscando caminho de reequilibrar as contas, analisa Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avaliou nesta segunda-feira (12) que a política comercial americana, que classificou como “errática”, decorre de um incômodo dos Estados Unidos com a globalização e de uma tentativa de correção de desequilíbrios macroeconômicos históricos. “Os Estados Unidos se promoveram muito com a globalização. Não resta dúvida: se você pegar a renda per capita americana, se você pegar o crescimento americano vis-à-vis Japão e Europa, os Estados Unidos se beneficiaram da globalização. Mas a China talvez tenha se beneficiado muito mais do que os Estados Unidos”, disse Haddad em entrevista ao UOL.
“Isso gera incômodo para um país que até outro dia enfrentou a União Soviética e depois enfrentou o Japão e venceu, por assim dizer, um e outro. Agora está com um desafio maior”, acrescentou o ministro.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Ao citar um desequilíbrio histórico, que vem se agravando ao longo do tempo, Haddad afirmou que os Estados Unidos estão tentando encontrar um caminho para reequilibrar algumas variáveis macroeconômicas importantes, como o déficit externo e a taxa de juros elevados. “Isso tudo vai complicando um pouco a vida dos americanos e eu penso que eles estão procurando à maneira deles, um pouco errática, eu diria, mas estão procurando um caminho de reequilibrar as contas”, assinalou.
*Com informações do Estadão Conteúdo
[jp-related-posts ids=”1955154,1954679″]
Assuntos
continue lendo
Eliseu Caetano
Igrejas avançam contra operações de imigração nos EUA; agentes já prenderam fiel durante culto
Tribunal permite continuidade de ação contra governo Trump, mas ainda não proíbe operações em templos; processo reúne relatos de ações e medo entre frequentadores
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 6 dias
- Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada Estadão Conteúdo · há 7 dias
- Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno Jovem Pan · há 2 semanas
- Allyson Bezerra e Cadu Xavier vão para o 2º turno pelo governo do RN Júlia Lara · há 2 semanas