Ex-presidente FHC diz que, apesar de esforço, PT sabe que Lula é inelegível: ‘segue a regra’

  • Por Jovem Pan
  • 16/08/2018 06h42
Agência Brasil"Segue a regra, e no momento que vier a decisão, será essa, ele é inelegível pela lei”, disse

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que apesar de esforço, PT sabe que Lula está inelegível. Nesta quarta-feira (15), durante evento na Fundação FHC, o tucano comentou sobre a apresentação ao Tribunal Superior Eleitoral do registro de candidatura do petista, com o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, como vice.

Fernando Henrique Cardoso destacou que Lula se enquadra na Lei da Ficha Limpa, e que é preciso cumprir as normas: “questão da inelegibilidade. Existe lei Ficha Limpa, que foi feita pelo presidente Lula, e que é lei que diz que se a pessoa for condenada em segunda instância não pode ser candidata. O PT sabe disso e faz esforço, mas sabe que resultado vai ser o que a lei manda. Segue a regra, e no momento que vier a decisão, será essa, ele é inelegível pela lei”.

Questionado sobre a disputa eleitoral, Fernando Henrique Cardoso aponta também que não seria contra um apoio mútuo entre PT e PSDB, caso um dos partidos chegue ao segundo turno.

Quando perguntado sobre a disputa entre PT e PSDB, potencializada nas últimas eleições, Fernando Henrique Cardoso disse que é contra a polarização. Para FHC, variação e abertura é importante para a democracia.

*Informações do repórter Matheus Meirelles