Exame de Certificação do Ensino Fundamental e Médio recebe mais de 1,5 mi de inscrições

  • Por Jovem Pan
  • 30/08/2017 06h42 - Atualizado em 30/08/2017 12h02

Para concorrer ao Sisutec Roosewelt Pinheiro/ABr O ministro da Educação, Mendonça Filho, ressaltou que o número de inscritos chamou a atenção

O Exame de Certificação do Ensino Fundamental e Médio (Enceja) de 2017 recebeu em todo o país 1 milhão e 573 mil inscrições. Para o Ensino Fundamental foram 301.583 inscrições e para o Ensino Médio pouco mais de 1,2 milhão de interessados.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, ressaltou que o número de inscritos chamou a atenção: “evidente que temos quadro hoje ainda muito grave de evasão, principalmente no nível médio”.

Segundo dados do IBGE, hoje, em torno de 55% da população brasileira não tem o Ensino Fundamental completo.

A secretaria executiva do Ministério, Maria Helena Castro, explicou que algo em torno de 55% da população não tem nenhum tipo de certificado. Chama a atenção o grande número de inscritos em São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Não há uma variação grande com relação à sexo, o número de mulheres é apenas ligeiramente superior ao número de homens inscritos.

No caso do ensino fundamental, a maioria dos inscritos têm entre 31 e 40 anos enquanto que no caso da certificação do ensino médio a idade é menor a maioria tem entre 23 e 30 anos.

A maioria dos inscritos também se autodeclararam pardos e brancos. As provas serão aplicadas no dia 22 de outubro, para pessoas privadas de liberdade, algo em torno de 358 mil pessoas, as provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 em 564 municípios.

No exterior, em cerca de 10 países, as provas serão aplicadas antes, entre os dias 10 e 22 de setembro. Cada prova será composta 30 itens múltipla escolha e redação.

*Informações da repórter Luciana Verdolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.