Existe risco de moratória na Previdência, diz relator da matéria na Câmara

  • Por Jovem Pan
  • 23/04/2018 06h09
Antonio Cruz/ Agência BrasilPara Maia o que mais prejudica o país no campo previdenciário, são as aposentadorias milionárias de parte do funcionalismo público

O Brasil corre risco de, em alguns anos, ter uma moratória na Previdência semelhante ao que aconteceu na Grécia há alguns anos, a avaliação é do relator da matéria na Câmara, deputado federal Arthur Maia (DEM-BA).

Segundo o parlamentar, se não for efetivada uma reforma consistente sobre o tema urgentemente, o país não terá capacidade de arcar com os custos previdenciários. “Claro que existe o risco de ter moratória. Na Grécia e na Espanha exste o direito adquirido da aposentadoria. Qual foi a interpretação que os tribunais desses países deram para permitir que se cortasse as aposentadorias? A inexorabilidade do fato concreto. Ou seja, se o Governo não tem dinheiro para pagar, não há como cumprir o direito. Porque todo direito tem um custo”.

Para Maia o que mais prejudica o país no campo previdenciário, são as aposentadorias milionárias de parte do funcionalismo público.

*Informações do repórter Daniel Lian