Facebook remove página falsa da Lojas CEM que prometia promoção de aniversário da marca

  • Por Jovem Pan
  • 08/11/2018 09h45
ReproduçãoNa noite desta quarta-feira (07), o Facebook informou que a página foi removida

O Facebook retirou do ar uma página falsa da Lojas CEM, que vinha divulgando promoções de ofertas inexistentes nos últimos dias. Na noite desta quarta-feira (07), o Facebook informou que a página foi removida.

Em nota, a rede social afirmou: “autenticidade é fundamental para o Facebook e não permitimos contas falsas ou pessoas tentando se passar por outras. Contamos com nossa comunidade para reportar conteúdos ou contas que possam violar nossas políticas. A Página foi removida da plataforma por violar os Padrões da Comunidade”.

A reportagem da Jovem Pan entrou em contato ainda com o Procon, que orientou que os envolvidos no golpe e que, possam ter enviado suas informações ao site falso, entrem em contato com o órgão.

O caso

A rede de eletrodomésticos Lojas CEM foi vítima de fraude virtual. Nos últimos dias, um perfil falso no Facebook forjou uma promoção que promete sortear casas mobiliadas e diversos outros prêmios.

Diz o texto da publicação falsa: “Em comemoração dos nossos 67 anos no Brasil, vamos sortear 67 prêmios. Quer concorrer?”. Em seguida, pede que a publicação seja compartilhada e que o consumidor entre em um site e se inscreva no suposto sorteio.

O supervisor-geral das Lojas CEM, José Domingos Alves, alertou os consumidores para que não cliquem no link — frise-se: que é falso. “Fomos surpreendidos com anúncio de promoção que as Lojas CEM estaria fazendo para quem se inscrevesse nessa página. Mas a gente não tem essa página, não fizemos essa promoção. É a famosa fake news. Não façam essa inscrição, não sabemos nem qual a finalidade da captação dos dados que estão pedindo para as pessoas”, disse ao Jornal da Manhã.