Fachada do Convento de São Francisco é pintada; Prefeitura de SP nega ação em prédio tombado

  • Por Jovem Pan
  • 26/04/2018 09h04
Tiago Muniz/Jovem PanPor se tratar de um edifício reconhecido por seu valor histórico, a pintura só poderia ocorrer com autorização e um projeto detalhado

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que dois homens pintam parte da fachada do Convento de São Francisco, no centro de São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (25).

As paredes do prédio, que é tombado pelo Conselho de Patrimônio Histórico e fica ao lado da Faculdade de Direito da USP, estavam pichadas e necessitavam de manutenção. Mas, por se tratar de um edifício reconhecido por seu valor histórico, a pintura só poderia ocorrer com autorização e um projeto detalhado.

Uma câmera posicionada na Rua Riachuelo registrou dois homens vestidos com uniformes laranjas, de mangas compridas e faixas reflexivas. Eles utilizavam mangueiras conectadas a uma máquina sobre um veículo de apoio para pintar a fachada do prédio.

Por meio de nota, a Prefeitura de São Paulo afirmou que não emitiu nenhuma ordem de serviço para a pintura da fachada na cor bege. E disse ainda que, “por determinação do prefeito, a Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais vai apurar se as pessoas que aparecem nas imagens são de alguma empresa terceirizada ou se houve uso indevido de uniformes da administração”.

*Informações do repórter Tiago Muniz