Falta de capacitação digital atrapalha economia, aponta pesquisa
Os brasileiros têm vocação digital, mas, apesar do grande volume de acessos, a falta de capacitação prejudica o retorno econômico. É o que indica o Índice de Maturidade Digital, pesquisa inédita realizada por Google e McKinsey em 28 cidades de 12 Estados brasileiros.
De acordo com o estudo, mulheres jovens, pessoas maduras, com mais de 50 anos, e de baixa renda, são as que mais tem problemas ligados ao índice de digitalização.
Em uma escala de zero a cinco, o brasileiro tem uma média de 3 pontos. A gerente de marketing e insights do Google, Helena Marinho, apontou algumas das descobertas: “insegurança. O brasileiro se autodeclara dominante em pontos como proteção de dados pessoais, mas se sente inseguro com a confiabilidade de sites e fontes”.
De acordo com a Helena Marinho, na área de criação, mais ligada à geração de renda, os brasileiros tiveram a pior nota, com índice de 1,8.
O índice de Maturidade Digital aponta que o investimento em capacitação digital provoca o desenvolvimento da economia, podendo gerar um potencial de ganho de R$ 70 bilhões no Produto Interno Bruto até 2025.
*Informações do repórter Matheus Meirelles
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.