FGTS: Agências da Caixa têm expediente estendido nesta segunda e terça

  • Por Jovem Pan
  • 21/10/2019 06h54
Rovena Rosa/Agência BrasilTrabalhadores terão até o dia 31 de março de 2020 para realizar o saque

A Caixa Econômica Federal terá o expediente estendido nesta segunda (21) e terça-feira (22) para os trabalhadores que queiram fazer saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Nos dois dias, as agências que normalmente abrem às 8 horas fecharão duas horas mais tarde.  As que abrem às 9 horas vão abrir uma hora mais cedo e fechar uma hora mais tarde. Já aquelas que abrem às 11 horas, deverão abrir antes, às 9 horas.

Desde a última sexta-feira (18), trabalhadores que não são correntistas podem sacar até R$ 500 por conta ativa ou inativa do FGTS. Neste primeiro lote, apenas os brasileiros nascidos em janeiro poderão retirar o valor. Quem faz aniversário em outros meses terá que esperar um pouco mais, já que os saques estão acontecendo de maneira gradual.

Para os correntistas da Caixa o processo é mais simples: basta autorizar o depósito pela internet ou diretamente na agência. Após a autorização, os valores do FGTS devem cair na conta em até 20 dias. Já para quem tem conta poupança, o depósito do valor é feito automaticamente.

Em entrevista à Jovem Pan, o diretor executivo da Caixa Econômica Federal, Fernando Ciotti, explicou que o saque imediato de R$ 500 não tem relação com o saque aniversário. “Nós temos, hoje, aproximadamente 200 mil pessoas que já aderiram ao saque-aniversário, e ele não se confunde ao calendário do saque imediato do FGTS. O saque-aniversário, a pessoa que fez a opção passa a receber o benefício, a receber também de acordo com seu mês de aniversário, a partir de abril de 2020.”

Todos os trabalhadores terão até o dia 31 de março de 2020 para realizar o saque imediato. Caso a requisição não seja feita, os valores irão retornar para a conta de FGTS.

*Com informações do repórter Larissa Coelho