Funai divulga imagens de índios isolados no Amazonas, próximo à fronteira com o Peru
A Funai divulgou imagens inéditas de índios que vivem completamente isolados na Amazônia. As gravações foram feitas durante várias etapas de expedições realizadas com o objetivo de proteger a área e os indígenas que vivem nela.
A entidade recebeu denúncias de atividades ilícitas na região e a terceira expedição mostrou a presença de infratores próximos às fronteiras indígenas.
Apesar do difícil acesso, a equipe da Funai constatou evidências da movimentação de homens e mulheres que vivem próximo aos afluentes dos rios Jutaí e Juruazinho, no limite sul da Terra Indígena Vale do Javari e norte da Terra indígena Mawetek.
O coordenador geral de índios isolados de recente contato da FUNAI, Bruno Pereira, explicou que o papel do órgão é proteger sem interferir na autonomia dos povos.
O grupo está em uma reserva que concentra a maior quantidade de registros confirmados de índios isolados no Brasil. Foram encontrados uma maloca, a habitação indígena, no meio da floresta, um machado, uma buzina feita com casca de árvore e canoas.
*Informações da repórter Marcella Lourenzetto
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.