GCM apreende 220 quilos de bronze furtados de túmulos no Cemitério do Araçá, em SP

  • Por Jovem Pan
  • 28/06/2018 06h18 - Atualizado em 28/06/2018 09h15
Carolina Ercolin/Jovem PanUma pessoa que passava por um ponto de ônibus na Avenida Doutor Arnaldo viu um rapaz próximo a duas sacolas com os materiais e acionou a GCM

A Guarda Civil Metropolitana apreendeu 220 quilos de bronze furtados de túmulos do Cemitério do Araçá, na região de Cerqueira César, capital paulista, nesta quarta-feira (27).

Uma pessoa que passava por um ponto de ônibus na Avenida Doutor Arnaldo viu um rapaz próximo a duas sacolas com os materiais e acionou a GCM.
Na abordagem, os guardas encontraram 118 placas e sete medalhões furtados naquele local. O rapaz de 19 anos foi conduzido ao distrito policial, onde foi elaborada a ocorrência.

Casos como esses são recorrentes nos 22 cemitérios de São Paulo. Levantamento do Tribunal de Contas do Município, datado do ano passado, apontou que as necrópoles sofriam 108 furtos por mês, média de 3,6 casos por dia, em 17 cemitérios que responderam ao órgão.

Os cemitérios mais afetados pelo vandalismo são o da Consolação, no Centro, e o da Vila Mariana, na Zona Sul, com mais de 70% das ocorrências.

Segundo a Prefeitura, desde então vêm sendo intensificadas as rondas, culminando em apreensões e detenções como a desta quarta-feira. Para melhorar a situação, o município aposta na cessão dos cemitérios da capital à iniciativa privada.

Essa bandeira da atual gestão segue em estudos e foi liberada pelo TCM para formatação de edital e, nos próximos meses, bater o martelo sobre os futuros concessionários.

*Informações do repórter Fernando Martins