Governo amplia período de vacinação contra HPV até março do ano que vem

  • Por Jovem Pan
  • 12/09/2017 07h28 - Atualizado em 12/09/2017 11h30
Marcelo Camargo/Agência BrasilAgora, homens e mulheres entre 15 e 26 anos também podem se vacinar contra o vírus HPV nos postos de saúde pública até março

Todos os anos, o Ministério da Saúde repassa a vacina contra o HPV aos Estados, conforme a quantidade que cada um pede. Este ano, como já aconteceu outras vezes, o número das doses compradas não foi bem calculado. E agora está sobrando em muitos lugares.

Mas o prazo de validade dessas vacinas está logo aí: março do ano que vem.

De janeiro a junho desse ano, só pouco mais de 20% dos meninos do público-alvo da campanha foram vacinados. E agora as prefeituras esperam vacinar, a menos de seis meses do prazo de validade das vacinas terminar, os 80% que não procuraram os postos esses meses todos.

O que o Governo federal bolou como estratégia para evitar o desperdício das vacinas que já foram compradas e pagas com o dinheiro público foi, além de estender o prazo da campanha de vacinação, – que ia terminar agora em setembro, – foi aumentar a faixa etária do público alvo.

Agora, homens e mulheres entre 15 e 26 anos também podem se vacinar contra o vírus HPV nos postos de saúde pública até março.

Para se vacinar é muito simples, basta procurar um posto de saúde próxima a sua casa e pertencer ao público alvo da ação. Geralmente as mulheres são mais disciplinadas e o índice de vacinação nelas é bem maior que nos homens.

Mas o que se espera é que a campanha tenha sucesso com ambos os sexos com a prorrogação, já que mais de 98% das transmissões do vírus são pelo contato de pele com pele.

*Informações do repórter Caio Rocha