Governo de SP estuda concessão de estações do Metrô, CPTM e EMTU; Terminal Barra Funda será o primeiro

  • 13/02/2019 06h46
Edson Lopes Jr./ GESP Já está definido qual estação será concedida primeiro. Se trata do terminal Barra Funda, na Zona Oeste da capital paulista, cujo edital deve ser lançado neste semestre

A gestão João Doria estuda conceder à iniciativa privada a operação de estações do Metrô, da CPTM e da EMTU, começando pelo terminal Barra Funda. O governo de São Paulo já repassou em anos anteriores a administração de linhas inteiras de transporte sobre trilhos, como no caso dos ramais 4 e 5 do Metrô.

Agora, o Estado diz que vai analisar caso a caso quais paradas ele poderá separadamente oferecer aos investidores. Já está definido qual estação será concedida primeiro. Se trata do terminal Barra Funda, na Zona Oeste da capital paulista, cujo edital deve ser lançado neste semestre.

O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos disse que a concessão deverá contemplar a construção de instalações como creches. Alexandre Baldy afirmou que as empresas, por outro lado, poderão explorar o potencial construtivo das estações dependendo do caso.

O secretário deu as declarações no fim da manhã desta terça-feira (12), durante uma conversa com jornalistas na sede da pasta, no centro da capital. Alexandre Baldy ressaltou ainda que o Estado deve continuar com a concessão das linhas 8 e 9 da CPTM e da linha 15 do Metrô, conforme o programado.

*Informações do repórter Tiago Muniz