Governo se prepara para implantação do 5G no ano que vem

  • Por Jovem Pan
  • 12/10/2019 10h45
Marcello Casal Jr./Agência BrasilMinistério da Ciência e Tecnologia procura ofertas de diversos países

O Brasil vai adotar a tecnologia 5G nos aparelhos com internet. De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e atual ministro interino, Julio Semeghini, a disputa pelas empresas que oferecem esse tipo de tecnologia deve ser com livre competição, sem preferênia entre China e Estados Unidos.

“É uma disputa que cabe a eles. A orientação que a gente tem do ministro Marcos Pontes, que ele tem recebido do presidente da República, é para conduzir tecnicamente, dando oportunidade para todos, permitindo a disputa, permitindo que a gente possa ir desenvolvendo vários aplicativos com as operadoras utilizando tecnologias americanas, japonesas ou até suecas, outras que estão fora dessa luta Estados Unidos e China. Assim, quando a gente criar e implementar a infraestrutura de 5G, tenhamos bons aplicativos que seja na área da saúde, principalmente no agronegócio, no assunto das cidades inteligentes, tenhamos soluções prontas para que possa trazer o benefício para a sociedade”, explica.

Questionado se já é hora da implantação do 5G no país, uma vez que muitos aparelhos ainda operam com a tecnologia 3G e a 4G ainda apresenta falhas, Semeghini ressaltou a importância da novidade. “O 5G está sendo debatido e tem que ser uma realidade no Brasil, é a nossa meta, até meados do ano que vem, estar com todo o leilão pronto para a gente poder iniciar o mais rápido possível.”

O secretário-executivo confirma a expectativa do governo para o leilão do 5G em 2020.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos 

  • Tags:
  • 5g