Imprensa europeia destaca confirmação de Haddad para concorrer à Presidência pelo PT

  • Por Ulisses Neto/Jovem Pan
  • 12/09/2018 11h24
  • BlueSky
EFE/Fernando Bizerra Jr É mais uma daquelas repercussões que colocam outro prego no caixão da imagem positiva que o país desfrutou internacionalmente até outro dia

Os principais jornais da Europa destacam nesta quarta-feira (12) a desistência oficial do ex-presidente Lula de concorrer à Presidência do Brasil.

É mais uma daquelas repercussões que colocam outro prego no caixão da imagem positiva que o país desfrutou internacionalmente até outro dia.

Na França, o Le Monde fala sobre a entrada tardia de Fernando Haddad na disputa. O jornal destaca que o ex-prefeito de São Paulo ainda é desconhecido no plano nacional e que sua carreira política até aqui foi construída à sombra de Luiz Inácio Lula da Silva, que o nomeou Ministro da Educação em 2005.

Na Espanha, o El País relata que a troca na chapa do PT veio no último momento possível.

O diário de Madri afirma o seguinte: “Lula fez seus inúmeros seguidores e inimigos esperarem agonizantemente para confirmar que o que eles já esperavam era verdade. Que desta vez ele não tinha um ás secreto na manga. Que depois de dois anos de trapaça, de contorções entre as leis para desafiar os juízes e se apropriar das manchetes, o fim chegou.”

Do outro lado do Canal da Mancha, a versão internacional da BBC News tem o assunto como destaque principal em sua página na internet com diversos artigos e análises sobre a desistência de Lula.

Em um deles, a correspondente da estatal britânica afirma que Lula é visto no Brasil tanto quanto salvador quanto pecador, um homem que chegou ao poder prometendo mudança, mas acabou deixando a política com um legado bastante diferente.

Por fim, também na Inglaterra, o The Guardian diz que o movimento antecipado vem apenas 26 dias antes de 147 milhões de eleitores brasileiros irem às urnas. Isso deixa Lula e o PT com a mais ínfima das janelas para transferir seu considerável apoio a Haddad, um político acadêmico que permanece relativamente desconhecido fora do sudeste do Brasil e que não é famoso por seu carisma.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.