Indústria química teme aumento de impostos em plena crise

  • Por Jovem Pan
  • 06/04/2020 08h06 - Atualizado em 06/04/2020 09h14
Arquivo/Agência BrasilO texto recebeu requerimento de urgência para apreciação proposto pelo deputado Arthur Lira (PP-AL)

A indústria condena projeto que institui o empréstimo compulsório para atender as despesas causadas pela calamidade pública relacionadas ao coronavírus. A proposta foi apresenta à Câmara pelo deputado federal Wellington Roberto.

O presidente executivo da Abiquim, Associação Brasileira de Indústria Química, Ciro Marino, ressalta que o texto cria uma contribuição de 10% sobre o lucro líquido das empresas com faturamento acima de R$ 1 bilhão.

“Isso nos traz uma preocupação adicional, porque a indústria vai necessitar desse capital de giro, inclusive enfrentar riscos de inadimplência. Isso vem em uma momento muito ruim para a industria .”

O texto recebeu requerimento de urgência para apreciação proposto pelo deputado Arthur Lira (PP-AL) ao projeto de Lei Complementar 34/2020.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) já manifestou também suas críticas e oposição à iniciativa que que aguarda despacho do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para dar início à tramitação na Casa.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos