INSS proíbe Banco Master de conceder crédito consignado a aposentados e pensionistas
O INSS decidiu nesta sexta-feira (10) não renovar o acordo de cooperação técnica que permitia ao Banco Master oferecer crédito consignado a aposentados e pensionistas. A decisão é de caráter preventivo e foi tomada em função do “volume expressivo de reclamações” contra o banco. Segundo nota divulgada pelo Governo Federal, a suspensão é baseada em análise técnica e jurídica, e permanecerá válida “até a conclusão das apurações em andamento”.
As reclamações que motivaram a medida incluem relatos de cobranças indevidas, dificuldade de cancelamento e operações não reconhecidas por aposentados e pensionistas. O INSS aponta indícios de que o banco não estaria seguindo parâmetros normativos que exigem autorização expressa e autenticação biométrica, guarda adequada de documentos e responsabilidade da instituição pela atuação de seus correspondentes bancários.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A suspensão ocorre em um momento de intensa fiscalização no setor, com o Congresso Nacional empenhado em uma CPMI para investigar descontos indevidos nos benefícios do INSS. Além disso, o Banco Master teve sua tentativa de compra do BRB, um banco público do Distrito Federal, negada recentemente pelo Banco Central.
*Com informações de André Anelli
[jp-related-posts ids=”2066057,2049923″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
continue lendo
Notícias
Dentista do SUS e militante de esquerda: Quem é Samara Martins (UP), candidata à Presidência
Vice-presidente da sigla propõe dobrar o salário mínimo e defende o fim da escala 6x1
- Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente Ana Carolina Oliveira · há 2 semanas
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 3 semanas
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 4 semanas
- Netanyahu diz que Israel discorda do plano dos EUA para Gaza AFP · há 4 semanas