‘Justiça’ é a palavra mais procurada em 2018, segundo dicionário americano

  • Por Jovem Pan
  • 18/12/2018 06h19 - Atualizado em 18/12/2018 09h52
Thiago Felipe Festa/FreeimagesO conceito de “justiça” esteve no centro de muitos dos debates americanos: justiça racial, social, criminal e econômica

O dicionário online da editora Merriam-Webster’s é um dos mais respeitados e usados nos Estados Unidos. Ele sempre elege a palavra mais procurada pelos americanos, e neste ano foi “Justiça”.

Ela esteve no topo das pesquisas e foi escrita 74% a mais que em 2017. O conceito de “justiça” esteve no centro de muitos dos debates americanos: justiça racial, social, criminal e econômica.

Impulsionaram as buscas pela palavra justiça a indicação de Brett Kavanaugh para Suprema Corte e a investigação do procurador Robert Mueller sobre uma possível influência russa nas eleições americanas de 2016.

Em segundo lugar ficou a palavra “nacionalismo”, que teve um crescimento de 8.000% em apenas um dia, quando o presidente Donald Trump afirmou ser um nacionalista e disse que as pessoas deviam usar mais essa palavra.

A terceira palavra mais escrita pelos americanos no dicionário Merriam Websters foi “Pansexual”, quando a expressão explodiu em abril desse ano com a cantora Janelle Monáe.

Em uma entrevista à revista Rolling Stone, a cantora assumiu ser uma pansexual, ou seja, ter um desejo sexual ou uma atração que não pode ser limitada a uma determinada pessoa ou gênero.

*Informações do repórter Victor Moraes