Kim Kataguiri desiste de candidatura à Presidência da Câmara e apoiará van Hattem

  • Por Jovem Pan
  • 24/01/2019 07h14
Reprodução/YoutubeVan Hattem é fundador, no Rio Grande do Sul, do MBL, movimento coordenado por Kataguiri

O deputado eleito Kim Kataguiri (DEM) desistiu de se candidatar à Presidência da Câmara. Ele vai apoiar Marcel van Hattem, candidato do Partido Novo, na eleição. Van Hattem é fundador, no Rio Grande do Sul, do MBL, movimento coordenado por Kataguiri.

O parlamentar de São Paulo chegou a entrar com um recurso no Supremo Tribunal Federal para garantir a candidatura de menores de 35 anos ao comando da Casa – ele tem 22, enquanto van Hattem tem 33. O ministro Luiz Fux rejeitou o pedido, alegando que não há evidências de que o deputado seria barrado do pleito.

Kim Kataguiri justificou a retirada de seu nome da disputa: “não teria motivo para ter candidatura separada, pensando da mesma maneira, defendendo mesmos ideais”.

O deputado eleito também se disse a favor de mudanças no regimento interno da Câmara. Ele decidiu não apoiar a candidatura do próprio partido, a do atual presidente Rodrigo Maia. Segundo Kataguiri, Maia não tem o diálogo necessário com a população.

Na busca por votos, o deputado eleito Marcel van Hattem disse que não vai procurar partidos e que prefere conversar individualmente com parlamentares.

Além de Kataguiri, Marcel van Hattem tem o apoio anunciado dos oito deputados eleitos do partido Novo.

*Informações do repórter Levy Guimarães