Lewandowski questiona se Governo terá verba suficiente para intervenção no RJ: “incógnita”

  • Por Jovem Pan
  • 12/04/2018 06h16
Valter Campanato/Agência Brasil ministro ricardo lewandowski com a mão no pescoço e olhando para o lado "A incógnita que fica é se a União tem os recursos para enfrentar esse enorme problema da segurança pública neste Estado e em outros”, disse

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski questionou se o Governo Federal vai ter verba suficiente para repassar para a intervenção federal no Rio de Janeiro.

Durante o evento de lançamento de um livro dele sobre formas de intervenção federal na história do Brasil, ele comentou sobre a mais recente delas, assinada em fevereiro deste ano pelo presidente Michel Temer.

Na visão do ministro, a intervenção no Rio contrariou prognósticos, pois é uma prática que caiu em desuso após a Constituição de 1988. Ele ainda minimizou o fato de a ação envolver o Exército. Disse que se for feita dentro do que estabelece a Constituição, é legítima e democrática.

Porém, Ricardo Lewandowski apontou dúvidas sobre a capacidade da União fornecer os recursos necessários no atual contexto econômico do país.

Para ele, a intervenção não pode ficar apenas no papel: “uma intervenção no Estado, nessa grandeza, demanda muitos recursos, e a incógnita que fica é se a União tem os recursos para enfrentar esse enorme problema da segurança pública neste Estado e em outros”.

A questão da verba para a intervenção do Rio já foi levantada nesta semana por deputados da bancada fluminense. Ao se encontrarem com o interventor, general Braga Netto, cobraram detalhes da aplicação do dinheiro e a apresentação de um plano de trabalho.

*Informações do repórter Levy Guimarães

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.