JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Jornal da Manhã – 2ª Edição | 07h00 - 10h00
Notícias

Lula sanciona lei que cria cadastro nacional de condenados por crimes sexuais

Durante a tramitação da proposta, senadores e deputados enfatizaram que a medida busca aumentar a segurança pública; sanção foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (28)

Luisa Cardoso

Presidente Lula participa, por videoconferência, da reunião ampliada da 16ª Cúpula do BRICS
Presidente Lula participa, por videoconferência, da reunião ampliada da 16ª Cúpula do BRICS Reprodução/ YouTube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma nova lei que estabelece o Cadastro Nacional de Condenados por Estupro e Pedofilia. A sanção foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (28). Esta medida tem como principal objetivo prevenir novos crimes e facilitar a consulta por parte de empregadores durante o processo de contratação. O cadastro incluirá informações detalhadas como nome completo, CPF, medidas de segurança aplicadas e detalhes da pena, garantindo, no entanto, o sigilo das vítimas.

Entre os crimes listados no cadastro estão estupro, estupro de vulnerável, registro não autorizado de intimidade sexual e favorecimento da prostituição ou exploração sexual de vulnerável. A nova legislação traz alterações significativas aos artigos do Código Penal e amplia o cadastro que foi criado em 2020, anteriormente restrito apenas a crimes de estupro. A proposta foi apresentada pela senadora Margarete Buzetti (PSD-MT), e recebeu aprovação do Congresso em outubro.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

A sanção presidencial era o último passo necessário para a implementação da lei. Importante destacar que, caso um réu seja absolvido após recurso, o sigilo das informações será restabelecido, ficando a critério do juiz decidir se as informações permanecerão sigilosas. Durante a tramitação da proposta, senadores e deputados enfatizaram que a medida busca aumentar a segurança pública e evitar a reincidência de crimes sexuais.

Publicado por Luisa Cardoso
[jp-related-posts ids=”1787181,1786900″]