Macron: Europa não pode mais confiar nos EUA e precisa se proteger sozinha

  • Por Ulisses Neto/Jovem Pan
  • 28/08/2018 08h39
EFEEmmanuel Macron acredita que o continente europeu precisa de um plano B

O presidente da França fez um alerta que chamou a atenção nesta terça-feira (28). Emmanuel Macron disse que a Europa não pode mais confiar nos Estados Unidos e precisa se proteger sozinha.

Donald Trump não esconde de ninguém sua falta de apreço pela OTAN, a aliança militar do Atlântico Norte, e por isso Emmanuel Macron acredita que o continente europeu precisa de um plano B.

O líder do Eliseu promete apresentar propostas para aumentar a cooperação entre os países neste segmento e, principalmente, retomar as negociações bilaterais com a Rússia.

As ondas crescentes de extremismo e nacionalismo são considerados pelo francês como os principais desafios do continente europeu.

Para Macron, as vitórias de Trump, do Brexit e do húngaro Viktor Orban estão relacionadas a uma crise da globalização moderna e que os países precisam reformar as instâncias de governança global.

Quando derrotou Marine Le Pen, Macron pregava justamente mais integração entre os países europeus diante das ameaças que o bloco tem sofrido nos campos políticos e econômicos.

Mas com Angela Merkel, da Alemanha, enfraquecida politicamente, e o enrosco do Brexit, a União Europeia parece viver um momento de mais incertezas que apostas para o futuro do bloco.