Macron: Europa não pode mais confiar nos EUA e precisa se proteger sozinha
O presidente da França fez um alerta que chamou a atenção nesta terça-feira (28). Emmanuel Macron disse que a Europa não pode mais confiar nos Estados Unidos e precisa se proteger sozinha.
Donald Trump não esconde de ninguém sua falta de apreço pela OTAN, a aliança militar do Atlântico Norte, e por isso Emmanuel Macron acredita que o continente europeu precisa de um plano B.
O líder do Eliseu promete apresentar propostas para aumentar a cooperação entre os países neste segmento e, principalmente, retomar as negociações bilaterais com a Rússia.
As ondas crescentes de extremismo e nacionalismo são considerados pelo francês como os principais desafios do continente europeu.
Para Macron, as vitórias de Trump, do Brexit e do húngaro Viktor Orban estão relacionadas a uma crise da globalização moderna e que os países precisam reformar as instâncias de governança global.
Quando derrotou Marine Le Pen, Macron pregava justamente mais integração entre os países europeus diante das ameaças que o bloco tem sofrido nos campos políticos e econômicos.
Mas com Angela Merkel, da Alemanha, enfraquecida politicamente, e o enrosco do Brexit, a União Europeia parece viver um momento de mais incertezas que apostas para o futuro do bloco.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.