Mãe reencontra filha levada pelo pai ao Líbano e deve retornar com adolescente ao Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 29/12/2017 07h52
ReproduçãoA última vez que as duas se viram pessoalmente foi em 2010, quando a criança tinha apenas 6 anos de idade

Depois de 7 anos de angústias e luta, a brasileira Cláudia Dias de Carvalho Boutros, de 39 anos, reencontrou a filha Gabriella, hoje com 13 anos, no Líbano, nesta quinta-feira (28). A última vez que as duas se viram pessoalmente foi em 2010, quando a criança tinha apenas 6 anos de idade.

Naquele ano, Cláudia se separou do empresário libanês Pedro Boutros, e ficou com a guarda da filha no Brasil. Sem autorização e com documentos falsos, o pai levou a criança para Trípoli, a segunda maior cidade do Líbano, e não deu mais satisfação à mãe de Gabriella.

A partir de então, começou uma grande luta judicial no país do Oriente Médio. A primeira vitória da brasileira ocorreu em outubro, quando a Justiça libanesa concedeu à Cláudia o direito de repatriar a filha ao país de origem.

O segundo triunfo ocorreu nesta semana. Depois de 25 dias de negociações no Líbano e uma dura audiência, Cláudia e Gabriella puderam matar a saudade que já durava 7 anos. Apesar de quase não falar em português, a criança demonstrou alegria em estar ao lado da mãe.

Para conseguir chegar ao Líbano, Cláudia teve que realizar uma vaquinha na internet para angariar fundos. O advogado José Beraldo, que representa a estudante de administração, explicou que Pedro Boutros, o pai de Gabriella, é procurado pela Interpol e destacou que apesar da conquista, Cláudia deverá aguardar mais um pouco para trazer a filha de volta ao Brasil.

A mãe acredita que será necessário fazer um intenso trabalho para que a criança recupere a língua portuguesa e a cultura brasileira. A expectativa é que mãe e filha permaneçam no Líbano por mais algumas semanas, até que os últimos trâmites sejam definidos. Ainda não há previsão de data para o retorno de Cláudia e Gabriella ao Brasil.

Confira a reportagem completa de Matheus Meirelles: