Mais da metade dos brasileiros têm como meta em 2019 juntar dinheiro

  • Por Jovem Pan
  • 03/01/2019 06h29
nattanan23/PixabayO levantamento também revela que sete em cada 10 brasileiros estão otimistas com o cenário econômico desse ano e 72% acreditam que a vida financeira será melhor

O começo do ano traz sempre boas perspectivas, uma delas é a retomada dos níveis de confiança da economia. É o que aponta uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil ao investigar as expectativas e os projetos das pessoas para 2019.

Muitos vêm repensando a forma de lidar com o orçamento familiar. Os dados mostram que as principais metas financeiras para este ano são: juntar dinheiro (51% dos entrevistados), e sair do vermelho (37%).

O levantamento também revela que sete em cada 10 brasileiros estão otimistas com o cenário econômico desse ano e 72% acreditam que a vida financeira será melhor.

Apenas 8% acham que a situação econômica vai piorar, e 6% pensam que vai ficar tudo igual. Apesar de os brasileiros continuarem sentindo os efeitos da crise, a possibilidade de crescimento da economia impõe novos desafios para o sucesso de projetos pessoais que vão passar pela capacidade do consumidor de controlar seu orçamento, planejar e poupar dinheiro.

82% das pessoas que participaram da pesquisa do SPC fizeram cortes no orçamento em 2018. Para esse ano, 61% temem não conseguir pagar as contas e mais da metade acha que os efeitos da crise devem impactar o dia a dia.

*Informações do repórter Victor Moraes