Mais de 800 ônibus são atacados em São Paulo desde junho
De acordo com dados da SPTrans e da Artesp, mais de 520 veículos do sistema municipal e 290 do intermunicipal foram vandalizados desde o dia 12 de junho
O estado de São Paulo registrou 814 ataques de vandalismo contra ônibus desde o dia 1º de junho. A capital paulista concentra a maioria dos casos, com 524 ocorrências. As autoridades investigam as motivações, que permanecem incertas. De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria Municipal e pela SPTrans, do total de 814 atos de vandalismo no estado, 524 ocorreram em ônibus municipais na capital e 290 em coletivos intermunicipais na região metropolitana. O caso mais recente foi registrado na noite deste domingo na cidade de São Paulo.
As investigações trabalham com duas hipóteses principais para a onda de ataques. A primeira é a de que os atos de vandalismo sejam motivados por um desafio viral propagado em redes sociais. A segunda linha de apuração considera uma possível retaliação decorrente de disputas entre empresas de transporte concorrentes. Contudo, nenhuma causa foi oficialmente confirmada.
A orientação para os motoristas é acionar a polícia imediatamente em caso de ataque, e os veículos danificados são retirados de circulação para manutenção.
*Com informações de Beatriz Manfredini
*Reportagem produzida com auxílio de IA

Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.