Marcos Penido: ‘90% das questões ambientais são solucionadas com ação da comunidade’

  • Por Jovem Pan
  • 19/01/2019 09h20
Charles Sholl/Estadão ConteúdoSecretário paulista participa de campanha ambiental em São Sebastião

O secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, Marcos Penido, afirmou em entrevista à Jovem Pan neste sábado (19) que  “com a compreensão e ação proativa da comunidade, 90% das questões ambientais estão solucionadas”. Em São Sebastião, ele participa do lançamento da campanha “Verão no Clima 2019”.

A ação, no litoral norte, busca promover a educação ambiental de moradores e turistas. O evento é promovido pelo governo do estado em parceria com a prefeitura municipal. Estão previstas atividades esportivas e culturais, além de mutirões para a limpeza das praias, com a participação de voluntários, que podem se inscrever pela internet.

“A educação é a base de tudo, é a base da sustentabilidade. Vamos mostrar a importância de preservar, de manter limpo e de não jogar dejetos [na areia]. Em São Sebastião, vamos entregar sacolinhas [aos banhistas] e recolher lixo da praia e do mar”, disse, ao afirmar que os atos humanos “prejudicam a natureza” e são “nocivos à vida marinha”.

Penido prometeu “investimento maciço em saneamento básico” no litoral paulista, para evitar que o lixo descartado em córregos vá para o mar e comprometa a balneabilidade das praias. Essa questão foi unida à do meio ambiente na gestão do governador João Doria (PSDB) para “evitar retrabalho”. “O fato de estarem juntas causa sinergia.”