May anuncia Sajid Javid como novo ministro do Interior do Reino Unido

  • Por Ulisses Neto/Jovem Pan
  • 30/04/2018 09h15
EFEÉ uma tentativa de mostrar que uma nova abordagem será dada para o tema imigração no que foi neste governo e também no anterior

O Reino Unido entrou em mais uma crise política por causa do assunto que tem influenciado eleições ao redor da Europa: a imigração.

A secretária de Interior britânico, Amber Rudd, pediu demissão ontem na esteira do escândalo sobre o tratamento dado a estrangeiros.

Rudd ocupava o cargo que é considerado o mais importante do governo, atrás apenas da primeira-ministra. Inclusive era cotada para substituir Theresa May no futuro.

Até que veio à tona o caso da chamada geração Windrush – imigrantes de ex-colônias britânicas no Caribe que vieram ajudar a reconstruir o país no pós-guerra e hoje estavam sendo tratados como ilegais. Muitos foram inclusive deportados.

O caso trouxe grande desgaste para o governo e a postura hostil contra imigrantes em geral foi colocada em xeque.

Amber Rudd mentiu no parlamento ao ser questionada se o governo tinha metas de deportação.

Ela negou, mas o jornal The Guardian revelou o contrário mostrando inclusive que Rudd queria elevar em 10% as deportações no país.

Foi o suficiente para que ela pedisse demissão ontem à noite.

Agora a primeira-ministra anuncia a nomeação de Sajid Javid, um político jovem de origem paquistanesa, filho de um motorista de ônibus, para ocupar o lugar de Rudd.

É uma tentativa de mostrar que uma nova abordagem será dada para o tema imigração no que foi neste governo e também no anterior, porque Theresa May também sempre foi muito hostil e agressiva no assunto, entre tantas medidas ela chegou até a cogitar a exigência de visto para turistas brasileiros entrarem no Reino Unido, o que acabou rechaçado à época por causa da Copa e da Olimpíada.