May viaja à Irlanda nesta sexta (08) em busca de acordo para o Brexit

  • Por Ulisses Neto/Jovem Pan
  • 08/02/2019 09h50
Will Oliver/EFEA questão é crucial para que a separação da União Europeia ocorra de forma ordenada daqui a menos de 50 dias

A primeira-ministra britânica, Theresa May, viaja nesta sexta-feira (08) a Dublin, na Irlanda. May está em um périplo de última hora tentando algumas concessões para o impasse sobre a fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.

A questão é crucial para que a separação da União Europeia ocorra de forma ordenada daqui a menos de 50 dias.

Nesta quinta (07),May esteve em Bruxelas e se reuniu com os líderes do bloco em um clima que pareceu pouco amistoso. Mesmo sem ter conseguido nenhuma concessão do continente até agora, a primeira-ministra insiste que o Brexit vai sair no dia 29 de março.

A oposição comandada pelo partido trabalhista, de fato, já começou a amolecer o discurso; e isso é fundamental para May, que precisa passar por mais uma votação na Câmara dos Comuns antes do divórcio.

O clima na Grã Bretanha é cada vez mais de resignação. Parece que os britânicos já começaram a aceitar que o divórcio vem mesmo e que não resta muita alternativa a não ser torcer para dar certo, ou o menos errado possível.