Médicos poderão dar receitas e atestados pela internet

  • Por Jovem Pan
  • 24/04/2020 06h14 - Atualizado em 24/04/2020 07h50
A ideia é enviar a prescrição direto para o celular do paciente enquanto durar as medidas de enfrentamento ao coronavírus

A partir de agora, a vida de quem procura a chamada telemedicina vai ficar ainda mais fácil. Isso porque médicos poderão emitir receitas e atestados digitais em um novo site, lançado ontem pelo Conselho Federal de Medicina junto com o Conselho Federal de Farmácia.

O documento será validado por meio de assinatura eletrônica e conferido diretamente pelo farmacêutico no próprio sistema. O médico vai precisar de um certificado digital, que custa em torno de R$ 130 e vale por até três anos.

A ideia é enviar a prescrição direto para o celular do paciente enquanto durar as medidas de enfrentamento ao coronavírus.

O presidente do departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renato Kfouri, ressalta que ferramentas assim são indispensáveis para auxiliar nesses momentos como a pandemia do coronavírus.

De acordo com a Anvisa, no entanto, algumas receitas médicas para tratamentos específicos não podem ser emitidas de forma digital. Nesses casos, o paciente deve se informar com o médico.

*Com informações da repórter Letícia Santini