Menino de 12 anos leva ‘gravata’ de segurança no metrô do RJ
O vídeo que mostra um menino levando uma “gravata” de um segurança do metrô no Rio de Janeiro viralizou nas redes sociais. O caso foi denunciado com exclusividade pelo site Ponte Jornalismo.
De acordo com testemunhas, o jovem de 12 anos estava cantando e dançando com um amigo na estação Botafogo quando foi abordado por agentes do metrô. Ele levou uma “gravata” e foi arrastado para fora da catraca.
O caso ocorreu na última quinta-feira, dia 28 de fevereiro, mas o vídeo repercutiu agora nas redes sociais. As imagens mostram o menino com a camiseta do Brasil sendo levado pelos seguranças.
Imediatamente ele começa a chorar e gritar que está “machucando”, enquanto outro funcionário o arrasta pelo braço. Ainda de acordo com as testemunhas, a criança começou a passar mal e a espumar pela boca, em convulsão.
Esta não é a primeira vez que viralizam imagens de agentes de segurança fazendo abordagens duvidosas. No começo de fevereiro, um segurança de uma filial do hipermercado Extra, também no Rio de Janeiro, deu um “mata leão” em Pedro Henrique Gonzaga, de 19 anos. O jovem morreu no local.
Em Salvador, o empresário Crispim Terral também foi brutalmente arrastado para fora de uma agência bancária. Ele foi ao banco para resolver problemas com a conta, mas acabou sendo vítima de racismo e agressões.
Os três agredidos têm em comum a cor da pele: negra. No caso do metrô do Rio, alguns passageiros protestaram contra a ação dos agentes. No entanto, outros diziam que “ladrão tem que ser preso”.
Questionado pelo site Ponte, o advogado Rodrigo Mondego, responsável pelo caso, alega que não havia informação de que o menino teria cometido algum crime. Ele ainda alegou que os dois jovens pagaram passagem e não estavam pedindo dinheiro ou atrapalhando os passageiros.
De acordo com o advogado, a criança foi liberada e está sendo acompanhada pelo Conselho Tutelar.
Em nota, o MetrôRio declarou que “os agentes de segurança da concessionária foram acionados por passageiros na estação Botafogo para retirar um menor que estava incomodando os demais usuários dentro do vagão” e a Polícia Militar foi chamada devido à resistência do menino.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.