México comemora aceno positivo de Trump às medidas para reduzir migração irregular
O presidente do México comemorou o aceno positivo dos Estados Unidos às medidas do governo para reduzir a migração irregular. Para Andres Manuel López Obrador, a aprovação do presidente norte-americano afasta ameaças de barreiras comerciais.
O Chefe de Estado completou que a sinalização de Donald Trump é o reconhecimento do esforço mexicano para cumprir o compromisso e diminuir o fluxo migratório sem violar os direitos humanos.
Lopez Obrador ressaltou que os elogios do republicano foram feitos depois da assinatura de um acordo que destina mais de Quatro bilhões e meio de dólares para os migrantes na fronteira.
Trump havia anunciado tarifas de 5% sobre os produtos de origem mexicana, percentual que aumentaria gradualmente até atingir 25%.
A taxação teria início nesta segunda, mas o republicano suspendeu o tributo depois que López Obrador enviou 6 mil agentes para as fronteiras norte e sul do país.
O objetivo é reduzir o fluxo migratório de pessoas da Guatemala, Honduras e El Salvador, que atravessam o México em direção aos Estados Unidos.
*Com informações da repórter da Nanny Cox
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.