Ministério da Saúde promove Dia D contra sarampo neste sábado

  • Por Jovem Pan
  • 30/11/2019 09h01
KEVIN DAVID/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDODia D contra o sarampo acontece neste sábado (30)

O Ministério da Saúde promove o Dia D contra o sarampo neste sábado (30). A ação faz parte da segunda etapa da Campanha Nacional de vacinação, voltada para quem tem entre 20 e 29 anos.

Mais de 40 mil postos em todo o país estarão abertos durante o dia para receber a população. De acordo com o ministério, estão imunizados contra o sarampo apenas 25% do público-alvo.

O surto da doença ainda permanece ativo e o país já registrou 15 óbitos e 11 mil 896 casos, sendo que mais de 90% foram notificados no estado de São Paulo.

As Unidades Básicas de Saúde da capital paulista ficam abertas até às 17 horas da tarde deste sábado (30). Os balanços epidemiológicos da Pasta revelaram que a população entre 20 e 29 anos apresenta o maior número de casos de sarampo.

Ao focar as campanhas de vacinação nesta faixa etária, o ministério espera interromper a cadeia de transmissão do vírus no Brasil. O sarampo é uma doença infecciosa grave e de fácil contágio.

Os sintomas incluem febre, tosse, irritação nos olhos, mal-estar intenso e manchas vermelhas pelo corpo. A única forma de evitar a doença é a vacinação.

*Com reportagem de Nanny Cox