Ministra da Agricultura focará na exportação de carne bovina em encontro com Trump nos EUA

  • Por Jovem Pan
  • 13/03/2019 07h11
Antonio Cruz/Agência Brasil"Hoje o Brasil é protagonista desses assuntos do agronegócio, mas outros assuntos serão levados, o presidente está levando oito ministros com ele”, disse Tereza Cristina

A ministra da Agricultura vai focar na exportação de carne bovina brasileira em encontro com Donald Trump na próxima semana. Segundo Tereza Cristina, diversas pautas estarão na mesa da reunião com presidente dos Estados Unidos, mas a reabertura do mercado será a questão mais importante.

“O Brasil vai levar seus pleitos. Hoje o Brasil é protagonista desses assuntos do agronegócio, mas outros assuntos serão levados, o presidente está levando oito ministros com ele”, disse.

A reunião com Donald Trump acontece durante incertezas da relação comercial entre Estados Unidos e China. Durante o ano passado, uma guerra comercial entre os dois países fez com que a procura pela soja brasileira aumentasse bastante.

Recentemente, Pequim e Washington firmaram acordos que permitiram a negociação da commoditie entre os dois países, deixando o grão brasileiro de lado.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, reforçou que uma trégua na guerra comercial entre Estados Unidos e China ainda não está definida e pediu cautela aos produtores do grão: “o potencial do Brasil é muito grande, mas temos que ter mercados abertos para receber nossa produção. É um ano de muita cautela”.

De acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento, as exportações de soja devem apresentar queda de 13,6 milhões toneladas no próximo ano.

*Informações da repórter Nanny Cox