Moro anuncia primeiras cidades contempladas com Plano Nacional de Segurança Pública

O critério para a escolha foi o número de homicídios

  • Por Jovem Pan
  • 16/05/2019 07h03 - Atualizado em 16/05/2019 10h23
Agência BrasilA proposta tem como objetivo diminuir o índice de criminalidade violenta

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciou as primeiras cidades que serão contempladas com o plano nacional de segurança pública. A proposta tem como objetivo diminuir o índice de criminalidade violenta e, inicialmente, será implementada em cinco municípios.

O critério para a escolha foi as cidades com os maiores números de homicídios do Brasil. A única capital que fará parte do plano é Goiânia.

Os outros municípios são: Cariacica, no Espírito Santo; Ananindeua, no Pará; São José dos Pinhais, no Paraná e Paulista, em Pernambuco.

Com relação à metas, o ministro da Justiça e Segurança Pública deixou em aberto e preferiu não fazer estimativa: “é impossível fazer um prognóstico”.

A ideia de Moro é realizar uma série de ações integradas, aliando medidas repressivas e sociais. Para isso, será feita uma ação conjunta entre as polícias Federal, Rodoviária, Civil e Militar.

Neste primeiro momento, o projeto vai ser realizado de forma experimental e deve começar no segundo semestre deste ano. Se os resultados forem positivos, a ideia é estender o plano para outros municípios.

*Informações da repórter Camila Yunes