Mostra interativa apresenta Tarsila do Amaral às crianças

  • Por Jovem Pan
  • 02/12/2019 08h10 - Atualizado em 02/12/2019 08h13
Divulgação/MaspNa mostra, crianças aprofundam os poucos conhecimentos que já colecionam sobre a arte

Tecnologia sensorial, cenário imersivo e narrativa que retrata o imaginário de seres, cores e formas da pintora mais famosa do Brasil. Tudo isso é apresentado em uma mostra interativa que leva o universo de Tarsila do Amaral para as crianças, em São Paulo.

Como em uma viagem entre diferentes dimensões, é possível percorrer os ambientes inspirados em obras da artista.

A exposição começa com um cenário bucólico que remete à infância da modernista na Fazenda São Bernardo – onde cresceu brincando com mais de 40 gatos e fazendo bonecos de mato. Essa é uma inspiração do quadro A Feira.

Na mostra, crianças aprofundam os poucos conhecimentos que já colecionam sobre a arte. João Pedro, de 9 anos, já sabia quem era Tarsila. “Eu já conhecia, sim, mas ver a exposição dela foi muito legal.”

Tendo como referência a obra Cartão Postal, as crianças podem colorir diferentes animais imaginários que habitavam o colorido universo da artista. As imagens ganham vida em uma parede interativa.

A ideia é aproximar o público infantil e incentivar a conhecer melhor a arte brasileira, de uma forma divertida.

Mirella Araújo é professora e trouxe as três filhas para a exposição – que amaram o ninho de almofadas.  “Eu acho importante para ter contato com o tipo de expressão artística, aproximar a criança usando todos os sentidos e quanto mais acessível e democrática ela for, melhor.”

A mostra foi inaugurada na última semana e acontece no 19º e 20º andar do Farol Santander, no Centro de São Paulo.

*Com informações do repórter Victor Moraes