Motoristas poderão gerar CNH Digital sem necessidade de ida ao Detran
Menos burocracia para acesso a serviço público: essa é a novidade apresentada pelo Ministério das Cidades, junto com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), nesta quinta-feira (20), em relação a CNH Digital.
Agora, a Carteira Nacional de Habilitação Digital pode ser gerada remotamente, pelo aplicativo para celulares e tablets, sem a necessidade de ir ao Detran ou de obter o certificado digital. A tecnologia envolvida nesse sistema é a do reconhecimento facial.
O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, disse que a proposta é de diminuir os deslocamentos das pessoas aos órgãos públicos, em nome da eficiência.
Antes do reconhecimento facial, o motorista precisava comparecer ao Detran para confirmar dados pessoais, caso não tivesse o certificado digital. Vale lembrar que a CNH Digital só é valida para documentos emitidos a partir de maio do ano passado, ou seja, a CNH que tenha impresso o QR Code no verso.
Daí, basta fazer o download sem custo do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para plataformas Android e iOS. Segundo o ministro Alexandre Baldy, a tendência é de digitalização de outros documentos dos brasileiros.
Dados do Governo Federal apontam que mais de 26 milhões de brasileiros já usam a carteira com o QR Code.
*Informações do repórter Fernando Martins
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.